Programação

Encontro inaugural

Encontro inaugural

Usos do corpo na contemporaneidade

2 MAR 2018 | 16h (entrada gratuita)

Historicamente, o corpo é um problema para os sujeitos. Nos dias atuais, à questão “o que fazer do seu corpo”?, surgem respostas como tatuagens, cortes, escarificações, etc. Considerando as características do discurso contemporâneo e suas incidências sobre o estatuto do corpo, procura-se discutir os vários usos possíveis do corpo. Apoiados nas teorizações de Lacan sobre a noção de uso em oposição ao interpretável pela via do sentido, destaca-se o uso singular que o “parlêtre” faz do corpo.

Palestrante convidada:

Susane Zanotti, Doutora em Psicologia (UFRJ); Pós doutorado na Universidade Rennes 2 (França). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (UFAL).

Local:

Sede do GPAL – Rua Ciridião Durval, 47 – Parque Gonçalves Lêdo – Farol.

Resumos das Sextas de Psicanálise

Resumo das Sextas de Psicanálise

O filho de Joseph
(Dir: Eugène Green/FRA-BEL: 2016 | 113min)
No dia 17 /11, tivemos mais uma Sexta de Psicanálise com a exibição debate do filme O filho de Joseph, do diretor Eugène Green.

O filme faz um paralelo de passagens bíblicas com a história de Vicent, um jovem adolescente a quem lhe era negado saber quem era seu pai – na própria fala da mãe. O jovem atravessava a turbulência da adolescência às voltas com a questão do não dito, deixando-o mais introspectivo, estranho e angustiado

Durante o debate foram feitos comentários acerca das histórias da Bíblia, que remontam a própria história da humanidade, assim como foram levantadas questões sobre importância do acolhimento do adolescente Vincent pela figura do tio paterno Joseph – o que vem nos confirmar que o “reconhecimento e compreensão para com o adolescente de alguns traumas e vivências traumáticas que não foram metabolizadas, podem contribuir para um processo de reintegração subjetiva da própria história”, segundo Vicenzo Bonaminio

Essa foi a última Sexta de Psicanálise de 2017 e esperamos nos reencontrar em 2018 com mais uma programação cultural do GPAL.

Até lá!

Membros do GPAL

Grupos de estudo

Introdução à teoria de Winnicott

Objetivo: Fazer um percurso pelas principais contribuições da Teoria Winnicottiana. Sextas | 16h às 18h | mensal Coordenação: Edna Melo (99972-8875) e Socorro Tenório (99982-9673)

A presença do analista na clínica de Winnicott

Objetivo: Aprofundar a compreensão dos conceitos de objeto, transferência e contra-transferência na Teoria de Winnicott, considerando suas repercussões para a interpretação e o manejo na clínica psicanalítica contemporânea. Sextas | 16h às 18h | mensal Coordenação: Ana Lucila Barreiros (99982-0907), Edna Melo (99972-8875) e Heliane Leitão (98162-7956)

Fundamentos da Teoria Psicanalítica

Objetivo: Discutir os conceitos básicos da Teoria Psicanalítica. Quintas | 19h às 20h30 | quinzenal Coordenação: Elpídio Estanislau (99983-4439), Francisco Passos (9982-1180) e Stella Maris S. Mota (99967.0929).  

Mais informações

Período

De março à novembro

Inscrições

As inscrições podem ser feitas com os coordenadores de cada grupo de estudo. Em caso de dúvidas e mais informações, nos escreva, preenchendo o formulário ao lado. Investimento: R$ 120

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem