Revista Tópica Nº 10

Lançamento da Revista Tópica Nº 10

11ª Jornada do GPAL
“Inquietações, vazio e superficialidade: sobre os destinos e impasses do mal-estar contemporâneo”
8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Sexta-feira, 6 de outubro de 2017 de 14h às 17h
Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso
Sala: Sala Umbu

Editorial

Em mais uma edição, a revista TÓPICA vem reafirmar nosso compromisso com a produção científica, enquanto instituição psicanalítica.
Nos artigos aqui apresentados, a adolescência teve um papel de destaque, vista como um tempo que é descrito por Winnicott como de relativa turbulência e depressão no qual emerge a potência pulsional adulta, a qual confronta o adolescente com novas possibilidades sexuais e agressivas.
Considerações sobre o grande número de adolescentes suicidas mostram um aniquilamento do sentido da vida numa tentativa de se proteger da angústia, em que sentir a morte pode ser melhor do que não sentir nada.
Por outro lado, as demandas sociais e o avanço tecnológico científico fazem com que a juventude queira ter um prolongamento dessa fase adolescente, tanto no plano corporal como na vida psíquica.
O jovem atual é citado como mais presente nas questões políticas e vem conquistando seu espaço com opiniões e críticas, tanto ao modelo político tradicional quanto nas questões de gênero e sexualidade.
Mais uma produção sobre a adolescência vem falar do caso clínico de uma jovem gestante, vinda de uma família violenta e com uma história de vida muito sofrida, que conseguiu no ambiente institucional um espaço terapêutico que possibilitou seu amadurecimento e crescimento emocional.
O filme “A feiticeira da guerra”, enredo com aporte psicanalítico, apresenta-nos uma experiência traumática e a possibilidade de renascimento através da elaboração psíquica e superação na reelaboração do trauma.
O mundo contemporâneo tem nos colocado sob a influência de uma multiplicidade de apelos e experiências transitórias, banalizando nosso mundo interior.
A obra de Anish Kapoor, citada nesses escritos, vem nos inquietar naquilo que nos escapa na palavra, mas pode ser colocada noutras perspectivas, como na comunicação fecunda da arte. “Inquietações, vazio e superficialidade: sobre os destinos e impasses do mal-estar contemporâneo” é tema dos trabalhos aqui apresentados, fazendo com que a revista TÓPICA fique inserida num contexto atual, implicando novas demandas sociais e aceitando maiores desafios.
Sucesso para TÓPICA 10, já que tem no seu próprio número a nota maior, resultado das reflexões, do esforço e dedicação dos seus participantes.

Nádima Carvalho
Presidente do GPAL

Programação

14h
Abertura da XI Jornada do GPAL com Nádima Carvalho (presidente do GPAL)

14h20 às 15h20
Mesa redonda:
Da superficialidade das palavras à comunicação fecunda da arte: o sujeito desejo na obra de Anish Kapoor
Stella Maris Souza da Mota

Juventudes prolongadas, adolescências renovadas
Francisco José Passos Soares

Viver morrendo ou morrer para (re)nascer: efeitos da experiência traumática
Esperidião Barbosa Neto

Quando a vida não vale a pena: considerações sobre o suicídio entre os jovens
Heliane de Almeida Lins Leitão

15h20 às 16h
Discussão

16h
Lançamento da Revista Tópica 10

17h
Encerramento