top of page

Linha do tempo

1992

Em outubro de 1992, por iniciativa de Fernando Barbosa de Almeida, um grupo formado por sete pessoas domiciliadas em Maceió e ligadas ao Círculo Psicanalítico de Pernambuco (CPP) e ao Círculo Psicanalítico de Sergipe (CPS) se reuniu, tendo como finalidade principal o estudo, a produção e a divulgação da psicanálise. A ata de fundação data de 1º de novembro de 1992.

1993

Vinda do psicanalista Zeferino Rocha, à época Presidente do Círculo Psicanalítico de Pernambuco, para fazer uma conferência aberta sobre “Simbolizações e Somatizações” e o lançamento, em  Maceió, do seu livro “Freud: aproximações”.

1994

Realização do seminário “O Inconsciente – de Freud a Lacan”, sob a coordenação do Dr. Adilson Sampaio do Núcleo Psicanalítico da Bahia.

Escolha do nome GRUPO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS DE ALAGOAS-GEPAL.

1995

Elaboração e apresentação do Estatuto e Regimento Interno.

1996

Entrada oficial das psicólogas Ana Lucila Barreiros Barbosa de Araujo e Nádima Olímpio Carvalho da Silva.

1997

Realização do Curso de Metapsicologia Freudiana  ministrado pelo psicanalista e professor  Zeferino Rocha (PE)

1998

Promoção do lançamento do livro do psicanalista e professor Zeferino Rocha, “Abelardo e Heloisa”.

​Início da atividade científico-cultural denominada  “Quinta Cultural”, atual “Sexta de Psicanálise”, consistindo de um evento gratuito, dirigido ao diálogo da psicanálise com outras áreas do conhecimento.

1999

Início ao estudo de “As Estruturas Clínicas em Lacan” com a psicanalista Rosa Reis da Escola Freudiana do Recife.

Entrada das psicólogas e professoras  da UFAL, Heliane de Almeida Lins Leitão e Nádia Regina Loureiro de Barros Lima, que trazem a discussão sobre a Clínica Social.

Mudança da sede do GEPAL para o atual endereço.

2000

Assinatura de Convênio entre o GEPAL e a UFAL com a finalidade de atendimento psicanalítico e psicoterápico a estudantes de graduação e seus dependentes com honorários acessíveis.

Realização do curso sobre “Sexualidade Infantil”, ministrado por Lenilda Estanislau S. de Almeida,  Ana Lucila Barreiros Barbosa de Araujo e Nadima Olímpio Carvalho da Silva.

Entrada da Psicanalista Stella Maris Souza da Mota.

2001

Realização da I Jornada de Psicanálise do GEPAL inicialmente intitulada Jornada Interna do GEPAL, com apresentação de trabalhos dos membros do grupo.

Início aos  estudos “Iniciação à Lacan” coordenado pela psicanalista Rosa Reis da Escola Freudiana do Recife.

Realização do curso sobre Psicopatologia com o psicanalista e professor Zeferino Rocha.

2002

Mudança do nome de GEPAL para GPAL - Grupo Psicanalítico de Alagoas, agora com ênfase na função de formação.

Realização do primeiro Seminário de Formação: Teoria Freudiana I e da

II Jornada de Psicanálise (antiga Jornada Interna).

Lançamento do primeiro periódico da Tópica – revista de psicanálise, levando para a sociedade os artigos de cunho psicanalítico, fruto de discussões e reflexões dos membros do GPAL e as contribuições de profissionais convidados, apresentados nas Quintas Culturais.

2004

Realização do curso de aperfeiçoamento “Adolescências Construídas: uma abordagem psicanalítica” sob a coordenação do Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem CPPL/Recife-PE e ministrado pela psicóloga e psicanalista Ana Maria Rocha de Oliveira e pela psicóloga e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Sorbonne (Paris), Maria Cecília Ribas.

Palestra do professor de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas, Walter Matias Lima sobre o tema “Freud e sua recepção de Kant”; realização da IV Jornada de Psicanálise do GPAL com o tema “As reflexões da Clínica Psicanalítica na contemporaneidade” e lançamento da revista Tópica nº 3.

2003

Realização da III Jornada de Psicanálise do GPAL (Antiga Jornada Interna).

Lançamento da Tópica nº 2.

2005

V Jornada do GPAL com o tema “Psicanálise e Sociedade: um diálogo necessário”.

Lançamento da revista Tópica nº 4.

Apresentação do trabalho “Arquitetura e subjetividade” pelo Dr. Leonardo Bittencourt, PhD em Arquitetura pela Universidade de Londres, e da palestra “O Discurso Psicanalítico na Instituição Hospitalar” pela Dra. Marione Cortez.

2006

Realização da VI Jornada de Psicanálise do GPAL – reunindo os trabalhos dos membros do GPAL  e com a participação do psicanalista e professor da UFAL Charles Lang.

2007

Realização da I Jornada Interna do GPAL reunindo os trabalhos dos membros dos grupos de estudo e dos membros em formação em psicanálise pelo GPAL. 

Lançamento da revista Tópica nº 5.

Encontros com a psicanalista alagoana radicada em Paris Tânia Quintiliano, membro da Sociedade Psicanalítica Freudiana, com vistas a uma reflexão sobre a prática psicanalítica na França e no Brasil, especialmente pelo GPAL ao longo do seu percurso.

Curso comemorativo aos quinze anos do GPAL com o tema “A Construção Subjetiva em Winnicott” ministrado pela psicanalista convidada Maria Helena de Barros Silva do CPPL.

2008

Iniciação aos estudos sistemáticos de Lacan sobre “A prática do analista e seu enquadre”.

Comemoração dos 10 anos da Quinta Cultural com a palestra da psicanalista argentina radicada em Paris, Liliane Concevoy, membro da Sociedade Psicanalista Freudiana da França, sobre a prática clínica e o enquadre psicanalítico.

2009

Participação do GPAL na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas no Centro Cultural Ruth Cardoso, com o lançamento da revista Tópica nº 6.            

Realização da II Jornada Interna dos grupos de estudo do GPAL. 

Construção do miniauditório do GPAL, para abrigar as reuniões culturais e de estudos com tecnologia e conforto adequados.

2010

Realização da VIII Jornada de Psicanálise do GPAL com o tema “Novas Configurações do mal-estar na cultura” com a presença da psicanalista Ana Elizabeth Cavalcante, sócia do CPP (Círculo Psicanalítico de Pernambuco) e do CPPL (Centro de Pesquisa em Psicanálise de Pernambuco).

Palestra de lançamento do livro com conceitos lacanianos “Real e Gozo” , reunindo um  conjunto de textos psicanalíticos organizados por Dulce Luna e Eliene Rodrigues.

2011

Realização da III Jornada interna do GPAL.

Participação da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas com o lançamento  da revista Tópica nº 7.   

Ampliação do espaço de troca científico/cultural do GPAL com a criação do site.

2012

Realização IX Jornada do GPAL contando com a palestra do psicanalista e professor Zeferino Rocha intitulada “Esperança não é esperar, mas caminhar”, seguida do lançamento de seu livro “Freud entre Apolo e Dionísio: Recortes filosóficos e ressonâncias psicanalíticas”.

Início do Curso” Introdução à Leitura de Lacan” com Dulce Luna, Irma Chaves e Eliene Rodrigues.

2013

Realização da III Jornada Interna do GPAL.

Participação na VI Bienal Internacional do Livro com o lançamento  da revista Tópica nº 8.  

2014

Realização da X Jornada de Psicanálise com o tema “Reinvenção da psicanálise no cenário da clínica e da cultura contemporâneas”

2015

Realização da conferência “Ato e palavra no contexto da ética, ato e não-palavra na via do consumo”, proferida por Esperidião Barbosa Neto, doutor em Psicologia Clínica e professor da UFAL, seguida do lançamento da revista Tópica nº 9, durante a 7ª Bienal Internacional do livro de Alagoas.

2016

Realização do Curso “Encontros e desencontros entre Winnicott e Lacan”, com Perla Klautau, psicanalista e membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ).

2017

Realização da 11ª Jornada do GPAL, intitulada “Inquietações, vazio e superficialidade: sobre os destinos e impasses do mal-estar contemporâneo”, e lançamento da revista Tópica nº 10, durante a 8ª Bienal Internacional do livro de Alagoas.

2018

Lançamento do livro “Muralhas da inibição: um estudo psicanalítico”, de Elizabete Siqueira, psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Curso sobre a Clínica Lacaniana, com Elisabete Siqueira, Psicanalista membro da EBP e da AMP (finalizado em 2019).

2019

Realização da 12ª Jornada do GPAL intitulada “O sujeito como sintoma da cultura: desafios da Psicanálise na atualidade”, e lançamento da revista Tópica nº 11, durante a 9ª Bienal Internacional do livro de Alagoas.

Minicurso intitulado "A vida criativa em Winnicott", com Maria Helena de Barros Silva, Psicanalista do CPP e sócia do CPPL.

2020

Início do curso de Formação em Psicoterapia de Crianças, numa parceria com o Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL), Recife.

Encontro sobre o tema "A dimensão do tempo na experiência analítica e suas conexões", com Tânia Abreu, Mestre em Psicanálise e Literatura (UFBA), Psicanalista membro da EBP e da AMP.

Entrada de novos membros: Esperidião Barbosa Neto, Izaura Maria Wanderley Brito, Nidyanne Porfírio da S. Pires e Sara Guimarães Nunes 

Convênio com a Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas para atendimento psicológico online e gratuito a profissionais de saúde, trabalhando na linha de frente no combate à COVID-19.

2021

Criação do novo site do GPAL.  Manutenção de todas as atividades no formato remoto ainda em função do distanciamento social por causa da pandemia de Covid-19.

2022

Realização da 13ª Jornada do GPAL intitulada "Escuta Psicanalítica e as Vicissitudes do Mal-Estar Contemporâneo". Videoconferência de abertura com Perla Klautau, psicanalista e membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro (CPRJ) e professora da UFRJ, com o título "Entre o trauma e o reconhecimento: o trabalho de escuta dos sofrimentos sociais"; e apresentação de trabalhos dos membros do GPAL no formato presencial. 

2023

Entrada de novos membros: Clarisse Barreiros de Araujo Montes e Ruth Vasconcelos Lopes Ferreira.
Organização da 12ª edição da revista Tópica, com lançamento previsto para novembro/23.

bottom of page